Dicas: Cuidados com a Saúde - Glicemia

23:07 Thatiellen Amorim 0 Comments

Olá Amores <3

Hoje trago um conteúdo bem diferente, mas não menos importante: Diabete!!

Amanhã dia 14 de novembro é o dia mundial de Combate ao Diabetes, abaixo irei mostrar a importância da prevenção da doença, que acomete mais de 15 milhões de brasileiros.


O dia 14 de novembro é reconhecido como o Dia Mundial do Diabetes. A data foi criada pela Federação Internacional do Diabetes, ligada à Organização Mundial da Saúde (OMS), para conscientizar a população mundial sobre os perigos da doença. Por ser um mal silencioso, o aumento de sua incidência  é ainda mais alarmante. Mais de 15 milhões de brasileiros convivem com o diabetes, de acordo com dados da Sociedade Brasileira de Diabetes. Além disso, segundo informações do Ministério da Saúde, cerca de 50% dos brasileiros, com a doença, não sabem que são portadores, uma vez que os sintomas só aparecem quando o problema já está em estágio avançado. 


É mais rápido do que responder uma mensagem no celular
O teste glicêmico é feito com uma gota de sangue na ponta do dedo. Não dói e é muito rápido: o resultado sai entre 60 e 90 segundos, variando de acordo com o aparelho de medição utilizado.

Não precisa ser feito em jejum
Existem diferentes indicações para o teste glicêmico, mas sua essência é acompanhar os níveis de açúcar no sangue no decorrer do dia. Por isso, ele não precisa ser feito, necessariamente, em jejum.

Ajuda na detecção de diabetes
Os testes de glicemia, junto com outros exames periódicos, detectam alterações nos níveis de açúcar no sangue, possibilitando o diagnóstico e controle do problema antes do aparecimento de maiores consequências. O diagnóstico precoce é muito importante, pois pequenas modificações na alimentação,  como a redução do consumo de açúcares além da prática de atividade física, podem contribuir para a não evolução da doença e assim prevenir a necessidade de uso de medicamentos.

O diabetes é caracterizado quando a glicose está presente em grande quantidade no sangue, por uma deficiência na ação da insulina, hormônio responsável pela captação do açúcar pelas células. Quando controlada e tratada adequadamente, pode não causar nenhum dano mais grave à saúde do paciente, porém, quando o controle não é rígido, pode acarretar problemas sérios.

Além de exames e testes periódicos para o controle da glicemia (ou dos níveis de glicose no sangue), uma rotina de exercícios físicos e uma alimentação saudável, com redução da ingestão de açúcar, também são essenciais para prevenir e controlar o diabetes tipo 2. Os adoçantes dietéticos são importantes aliados para reduzir o consumo de açúcar, mas sem abrir mão do sabor doce dos alimentos: eles não aumentam a glicemia  (ou a glicose no sangue) e ainda têm a vantagem de não conter calorias, sendo especialmente indicados para pessoas que precisam restringir os açúcares da dieta (pessoas com diabetes ou pré-diabetes).

Não se pode descuidar da nossa saúde!! 

Espero muito que tenham gostado post e deixem nos comentários sua opinião <3

Até o próximo post !! 

Acompanhe o blog no Facebook e se Inscreva no Canal do Youtube <3 <3



Você Poderá Gostar

0 comentários: